Assaré realiza III Conferência Municipal da Cultura

Foto: Cícero Garcia

Estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 08, nas dependências do Centro Social Maria de Jesus Oliveira, em Assaré, a Secretaria Municipal da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Município de Assaré e a Secretaria da Cultura de Tarrafas, representantes de outras secretarias municipais e sociedade civil dos dois municípios, destacando em especial a presença dos Mestres da Cultura Popular Manoel do Cego, Zé Lino, Dona Deusa, Sr Mundinho Mota, Dona Zilda, Miceno Pereira, Geraldo Alencar, Deca Pinheiro, Chico Paes, além de muitos outros artistas populares, durante a realização da III Conferência Municipal Conjunta de Cultura, e teve como tema: “Rumos para o desenvolvimento cultural de Assaré, Políticas Públicas para a Cultura.”

Durante o evento os 110 participantes construíram diretrizes, estratégias de ações, definiram programas culturais e metas a serem alcançada em 02, 04, 08 e 10 anos, todos parte integrante do  Plano Municipal Decenal para a Cultura. Dividida em cinco GT’s: Gestão e Institucionalização da Cultura, Acesso e Produção Cultural, Participação Social e Cultural, Economia da Cultura, Diversidade Cultural. Saíram como algumas das principais propostas a execução do fundo municipal da cultura, a construção de um centro de cultura popular, a criação de um departamento de pesquisas culturais. O Plano Decenal contará 08 programas culturais que contribuirão diretamente para alcançar as 40 metas definidas pela plenária como as prioritárias para os próximos dez anos.

Para Marcos Salmo, Secretário Municipal da Cultura, “a conferência é

Secretário Marcos Salmo

um espaço democrático e fundamental para fortalecer as discussões em torno das políticas e estratégias para a o desenvolvimento cultural, humano e social da cidade”. Já o mestre Chico Paes afirma: “Rapaz esses encontros é muito bom pra nós ajudar nossa cultura e fazer ela se desenvolver mais e mais e se não for nós os artista que fizer a cultura acontecer quem vai fazer?”.

Após dos debates em torno do plano foram eleitos ainda os oito representantes da sociedade civil que acompanharão junto dos oito conselheiros do poder público o desenvolvimento, implantação e formulação de políticas públicas Municipais de Cultura e ainda acompanharão a tramitação do Plano Municipal Decenal da Cultura no poder legislativo. Os conselheiros eleitos foram: Aleica Rejane e Felipe Lira, representantes das Instituições culturais do município, neste caso, respectivamente, Instituto O Canto do Patativa e Fundação Balceiro de Cultura Popular, José Laércio, representando os músicos, Agnaldo Belizário representantes dos distritos, Marcelo Martins, representante do movimento junino, a prof. Eldevania de Conselheiros EleitosSousa, membra da Academia de Letras e Literatura Patativa do Assaré, representante da Literatura, Salamoêmia Esmeraldo representante dos produtores culturais e Mané do Cego, Mestres da Cultura e representante da cultura popular.

Concluindo as atividades foram eleitos os delegados municipais que irão fazer parte dos debates na próxima Conferência Estadual da Cultura no Estado do Ceará.

Com informações: Secretaria da Cultura de Assaré.

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário